sexta-feira, 12 de junho de 2009

Contribuições do aluno Lúcio Sidney

Centro de Ensino Fundamental 104 Norte
História
Profª Edileuza
Aluno: Lúcio Sidney

Material para estudo Prova de História

Regimes totalitários
Anos 20

Os Estados Unidos foram os grandes beneficiados com a Primeira Guerra Mundial, pois a guerra não aconteceu em território norte-americano. A guerra destruiu grande parte do potencial industrial europeu, permitindo que as exportações norte-americanas conquistassem um importante mercado.
Os Estados Unidos era responsável por 30% da produção mundial e ocupava o primeiro lugar na lista dos maiores exportadores do planeta, os setores que mais contribuíram foram: construção civil, a industria automobilística e o setor elétrico. A hegemonia internacional dos Estados Unidos só se abalou com a Grande depressão, em 1929. A França e a Grã Bretanha tinham imensas pesadas dívidas de guerra contraída com os estados Unidos.
A crise...
Alguns anos após a Primeira Guerra Mundial, os países europeus retornaram o desenvolvimento de suas indústrias e reduziram a procura pro produtos norte-americanos. Com a restrição dos produtos norte-americanos os países europeus provocaram o problema de Superprodução nos Estados Unidos ( as industrias produziam mais do que os mercados consumiam).
A partir de 1925 a tendência de crescimento norte-americano inverteu-se. O dinheiro foi retirado dos investimentos de setores produtivos com a indústria para serem investidos no mercado de ações.
Em 1929, a situação ficou insustentável. O investimento crescente na bolsa fazia as ações subirem rapidamente de preço, atingindo alto valor de mercado. Por outro lado, as empresas que essas ações representavam muitas vezes estavam à beira da falência de milhares de investidores. A queda vertiginosa no preço das ações levou ao Crack da bolsa de Nova York. A quebra no mercado das ações em 1929 trouxe a ruína milhares de investidores e o fechamento de inúmeras empresas.

New Deal
Em 1933 o democrata Franklin Roosevelt assumiu a presidência dos Estados Unidos, adotou um ambicioso programa de combate à crise, que ficou conhecido como New Deal (Novo Acordo), que falava que o Estado deveria interferir na economia quando necessário, o New Deal atuava nas seguintes Linhas: *Agricultura: recuperando preços e fornecendo incentivos às exportações. *Indústria: concessão de financiamentos a juros baixos,compra de ações ou nacionalização de empresas em dificuldades ou em processo de falência. *Emprego: jornada de trabalho foi reduzida, fixou-se o salário mínimo, construção de inúmeras obras publica.
Em geral as medidas do presidente foram bem recebidas pela população que o reelegeu em 1936 e novamente em 1940.




Fascismo
A catástrofe econômica de 1929 atingiu todo o mundo capitalista. A mais grave conseqüência da crise foi a escalada do desemprego. O liberalismo parecia não ter resposta para a crise. Trabalhadores, ativistas políticos intelectuais denunciavam o capitalismo como responsável pela crise e pregavam a revolução socialista. Setores da classe média e a grande burguesia apoiaram propostas autoritárias, com o objetivo de defender o capitalismo contra a ameaça comunista e recuperar valores nacionais.
Nos regimes totalitários a vontade do grupo se confunde com a vontade do estado. As instâncias da vida particular e cotidiana dos indivíduos sofrem a interferência do Estado: vida intima, formas de lazer, leituras, crenças. Toda e qualquer forma de discordância ou oposição em relação às decisões do governo é encarada como crime.
O fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha foram duas das principais manifestações de regimes militarizados e centralizados na Europa do entre guerras. Portugal, Espanha, Polônia, Áustria, Hungria entre outros países também tiveram expectativas autoritárias.

Fascistas no poder
A crise do pós-guerra e o fortalecimento das organizações operárias representavam uma ameaça à manutenção da monarquia italiana. A burguesia e a classe média abriram espaço para a fundação dos fascio di combattimento, grupos para limitarem liderados por Benito Mussolini.
Em 1922, Mussolini e seu grupo atacavam violentamente as organizações operárias e socialistas.
Em outubro de 1922, os fascista promoveram a Marcha Sobre Roma, Nela exigiam a entrega do poder para Mussolini. O rei pressionado convocou o líder fascista a formar um novo governo.
Depois disso, a Itália entrou numa fase de recuperação. O investimento do estado na infra-estrutura urbana e na construção de obras públicas foi a estratégia fascista pra combater o desemprego.

Nazismo
Ao final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi declarada responsável por todos os danos causados aos países vencedores. Pelo Tratado de Versalhes, os alemães foram obrigados a pagar todo os prejuízos causados, proibido de ter um exercito com mais de 100.000 homens, perderia suas colônias e uma parte de seu território.
A doutrina Nazista proclamava a superioridade da raça ariana. O partido foi fundado em 1919. Os nazistas procuraram explorar o sentimento nacionalista do povo alemão, abalado com os resultados da Primeira Guerra Mundial. Além disso a estrutura do partido fortemente militarizada simbolizava a idéia de ordem num país que estava desorganizado politicamente e socioeconomicamente.
Para ampliar o apoio popular, os nazistas apresentaram propostas que beneficiavam os trabalhadores do campo e das cidades: * Reforma agrária sem idenizações. * Anulação da dívidas dos agricultores, preços melhores para as colheitas.
Explorando o nacionalismo alemão, os nazistas responsabilizaram os judeus, os comunistas e o governo republicano e liberal de Weimar pela situação desesperadora da Alemanha.
Em novembro d e 1923, na cidade de Munique, um grupo de nazistas, liderados por Adolf Hitler, tentou dar um golpe ( putsch). O golpe foi reprimido e os rebeldes presos. Na prisão, Hitler escreveu Mein Kampf ( minha luta).

Nazistas no poder
Em julho de 1932, o Partido Nazista conseguiu vencer as eleições para o Parlamento, o Reichstang. Em janeiro de 1933, Hitler foi convidado a assumir a chefia do governo alemão. Os nazistas chegavam ao poder.
Ao mesmo tempo em que reprimia toda a manifestação opositora, o regime nazista implementava diferentes políticas para atender suas popularidade: *Pandermanismo: segundo essa tese, O Estado alemão deveria reunir todos os alemães que viviam em outros países em uma mesma nação e, seguida, estender seu domínio sobre outros territórios para assegurar sua permanência como potência mundial. *O espaço vital: por esse principio, os “povos inferiores” deveriam ser dominados e a parte da sua população eliminada, garantindo-se territórios onde os alemães, a “raça superior”, pudessem se multiplicar e viver adequadamente.

Quem foi Hitler?
Adolf Hitler nasceu na Áustria (1889), de família pobre. Queria ser artista mas foi reprovado na Academia de Viena. Como tantos austríacos, Hitler se considerava alemão. Foi na cidade alemã de Munique que entrou para o Partido Nazista e, já em 1923, puxou uns meses de cadeia pro ter falhado na tentativa de dar um golpe de Estado. No seu livro definiu os ideais nazi-fascistas.

As principais idéias fascistas
*Anticomunismo: os fascistas se odiavam os comunistas
*Antiliberal ismo: os fascistas defendiam o regime ditatorial.
*Totalitarismo: o individuo obedece ao Estado sem contestação.
* Militarismo e culto à violência: a guerra é glorificada com atividade mais nobre.
*Nacionalismo xenófobo: odeiam tudo o que é estrangeiro, se consideram melhores e controlam a entrada de tudo o que é estrangeiro.
*Racismo: são idéias preconceituosas sobre o tipo de raça.
*Culto ao chefe supremo da nação: Hitler “pai da nação”, chefe supremo.
*Irracionalismo: Os fascista não queriam que a população pensasse eles pensariam e o que pensassem estava certo.

Diferenças em Hitler e Mussolini
Hitler- era o chefe do nazismo, Alemanha, odeia os judeus, chegaram ao poder em 1932.
Mussolini- era o chefe do fascismo, Itália, chegaram ao poder em 1922.
As principais diferenças são essas pois os ideais são idênticos pois o nazismo foi “inspirado” do fascismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário